sábado, 5 de fevereiro de 2011

Brownies


Brownies... só o nome é suficiente para me pôr a salivar. Esta sobremesa típica dos EUA é das minhas favoritas, servida com um simples copo de leite.
Existem de vários sabores, com e sem cobertura. Uns levam nozes ou amêndoa, outros recheios de caramelo ou até mesmo fruta. São servidos simples ou com gelado e chantilly.
Estes são simplesmente de chocolate e são maravilhosos. A receita, que já tenho à muito tempo, não me lembro de onde seja.

Brownies

Ingredientes:

160 grs de farinha;
1 c. chá de sal;
1 c. sopa de cacau (de boa qualidade, uso da hersheys);
200 grs de chocolate negro;
230 grs de manteiga sem sal;
1 c. chá de café (opcional - nunca usei);
300 grs de açúcar;
110 grs de açúcar mascavado claro;
5 ovos grandes;
1 pitada de essência de baunilha (uso sempre uma pitada de açúcar baunilhado)

Confecção

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Partir o chocolate aos pedaços e juntar a manteiga, colocar numa taça. Juntar o café e derreter tudo em banho-maria, mexendo com uma colher de pau. Juntar o açúcar branco e o açúcar mascavado ao chocolate, mexendo até estar tudo misturado. Deixar arrefecer. Juntar 3 ovos e envolver com cuidado tudo com uma espátula. Juntar mais 2 ovos e misturar de novo, com cuidado. Juntar a farinha e o cacau e envolver no preparado anterior até estar tudo misturado. Colocar num tabuleiro de ir ao forno e alisar com a espátula. Levar ao forno durante 30m ou até o centro estar praticamente cozido (atenção: não deixar cozer demais!). Retirar do forno e aguardar até estar completamente frio para cortar aos rectângulos.


(é isto que acontece quando a pressa para comer é tão grande que não deixa os brownies arrefecer completamente!)

Sem comentários:

Enviar um comentário